Localizado na Foz do Douro, o conjunto habitacional Foz Terraces privilegia da melhor característica do terreno, a transversalidade entre a Rua do Marechal Saldanha e da Rua Dr Sousa Rosa, a excelente exposição solar e a proximidade do mar.
O projeto assenta no piso do jardim interior, responsável pela união entre a diferença de nível existente e na criação de diversas condições de vida com proximidade à natureza, bem-estar, reforçando o sentido de comunidade.
Projetado em plena terra, o jardim permite a plantação de árvores de grande porte e integra vários espaços verdes, que enriquecem o ambiente e o tornam único nesta zona da cidade, quebrando o contacto frenético com a rua e proporcionando maior intimidade e conforto aos seus habitantes.
A transversalidade da parcela foi transportada para a organização espacial dos apartamentos, mantendo a coerência entre pisos: zonas privadas orientadas a nascente e as zonas sociais a poente, permitindo que cada habitante usufrua de ambos os ambientes: a rua e o jardim.
A permeabilidade entre o interior e exterior, é reforçada pelos vãos de grandes dimensões, que acentuam a sensação de espaço de habitação ampliado das salas de estar e cozinhas. Essa vivência é reforçada pelas varandas e terraços colmatados pela vegetação em floreira e que transformam o espaço exterior num lugar singular e orgânico, quebrando com a rigidez do construído acentuando a predominância de vegetação.
Foi dada ênfase a materiais intemporais, minerais, nobres e robustos, tais como betão pré-fabricado e madeira, nas entradas principais. O contraste entre luz e sombra é reforçado ora pela textura ora pelo tratamento que é aplicado no betão consoante o elemento de fachada.
Conheça melhor este projecto em fozterraces.pt